Recentemente uma enxurrada de memes tomou conta das redes sociais, o motivo foi  a apresentação de um PowerPoint (PPT) feita pelo MPF para denunciar o ex presidente Lula por corrupção. Se foi uma forma de chamar a atenção e explicar o esquema de corrupção ou se foi uma ação de mera exposição desnecessária, não vamos aqui levantar questões de mérito e muito menos julgar se tecnicamente foi bem ou mal produzido.

O ponto em questão é a utilização do PPT (PowerPoint), uma ferramenta de extrema importância, que tem as mais diversas aplicações possíveis (força comercial, institucional, apresentação de novas políticas, relatórios, planejamentos, lançamentos, formatações técnicas, etc). Estamos falando de apresentações de impacto e seus efeitos, as pessoas absorvem informações em formato e velocidade jamais, fotos, vídeos, sons e palavras viajam, são replicados e fixados de acordo com a forma, além do conteúdo que carregam, como Snapchat, Instagram, WhatsApp e tudo mais que ainda está por vir. Fato é, estamos preparados para dar uma carimbada aceitando ou recusando um conteúdo muitas vezes pela embalagem com que se apresentam.

Ninguém visita frequentemente a 5ª, 6ª ou 7ª página do Google quando está fazendo uma busca, no Youtube não é muito diferente quanto a escolha do vídeo que iremos assistir, normalmente vamos direto nos vídeos com menos tempo de duração (na boa, quem escolhe o vídeo com 15 minutos?). Todos querem ser impactados nos primeiros instantes, todos querem que a primeira frase seja a premissa de um bom texto a seguir, e isto já está fixado de forma inconsciente no dia a dia das pessoas.

Sabe aquela reunião importante…. Aquela apresentação de um plano estratégico?

Aquele relatório com gráficos que irão traduzir os desempenhos obtidos e seus motivos? A reunião que pode determinar se o seu cliente vai fechar com você ou com o concorrente?

Sabe aquele momento que pode definir…? Quem disse que você terá dois momentos desse? Faça do seu momento o único e mais importante, para que a partir dele você tenha vários outros.

Transforme sua apresentação (em PPT) em algo que pode mudar o jogo a seu favor. Uma apresentação exige técnica e muito estudo, exige profissionais treinados em diferentes etapas, exige entendimento e capacidade de execução.

Se prepare com ferramentas adequadas, um vídeo de 1 minuto pode abrir caminhos para que você tenha a atenção necessária para passar o seu recado. Um PPT (PowerPoint) bem produzido (feito por profissionais) pode traduzir da melhor forma o esquema com o qual você quer passar sua ideia, visão ou ainda a força do seu produto ou marca, seja ele qual for.

Não confunda investimentos com gastos, invista nas suas ferramentas pessoais, profissionais e comerciais. Transforme esses investimentos em uma pequena fração do retorno e lucro que eles certamente trarão.

*Fernando Eleutério é sócio responsável pela área de Novos Negócios da Livecomm

Deixe um comentário