A presidente caiu? O vice assumiu? O deputado está ou já foi? E eu com isso?
Eu, você e todos que aqui vivem estão inseridos em uma realidade que pode mudar a qualquer momento, e esta longe de ser “tranquilo ou favorável”.
O país vive um clima de mudanças e questionamentos, e todos, absolutamente todos, tem um papel relevante na composição do cenário, da causa, do efeito, motivo ou solução. Tão importante quanto ter a leitura e o entendimento sobre o que está acontecendo, é se perguntar como está acontecendo.
É sabido que a razão sempre deu mostras de sua insuficiência para resolver todos os problemas da humanidade. O ser humano é afetivo, religioso, intuitivo e, sobretudo, composto por camadas que reúnem vários aspectos variáveis e que se completam. Razão e emoção são indissociáveis e compõem todas as relações do homem.
Há alguns anos atrás saíamos pela manhã lendo um jornal, ouvíamos o rádio no carro, e ao fim do dia aguardávamos a confirmação das notícias com a validação do telejornal noturno.
As relações se transformaram, a velocidade e o ritmo se alteraram, temos discursos sem barreiras que são modificados a todo o momento. A notícia da manhã pode ser modificada e complementada com novas descobertas através da comunicação digital antes de você chegar ao seu trabalho.
Internet, redes sociais, planejamento digital, marketing online, monitoramento e marketing social, tudo isso é parte irreversível dos novos caminhos que fazem e farão cada vez mais parte da vida das pessoas.
Você é a favor do impeachment? Manda ver, #foradilma (com 761.323 no Instagram). Você é contra? Então mostre, #naovaitergolpe (com 62.112 no Instagram).
Indiferente das posições, estamos influenciando e sendo influenciados a todo o tempo, por tudo que nos cerca, em um processo contínuo e jamais visto. Estratégias digitais são vitais para que possamos cada vez mais entender e sermos entendidos, para que possamos ser além de coadjuvantes, grandes protagonistas de nossas causas.
Veículos de comunicação, agências de marketing e formadores de opinião têm além do direito de explorar, a obrigação de tornar cada vez mais democrático esse universo de infinitas possibilidades, um universo que coloca todos lado a lado, expondo convicções e aceitando contraposições.
Bem vindos ao universo digital.
*Fernando Eleutério é sócio responsável pela área de Novos Negócios da Livecomm
Deixe um comentário